web analytics
Síndrome de burnout: serão os jovens millennials os mais afetados? - TecMundo

Letícia Queiroz Faria1, Lavínia Teles1, Murillo Cardi Peccinelli1, Thayane Beatriz Ignacio Ramos1, Rones Dias da Costa Filho1, Vanessa Resende Souza Silva2

1Acadêmico (a) do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Campus Mineiros-GO, Brasil

2Professora do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Campus Mineiros-GO, Brasil

Edição Vol. 9, N. 4, 11 de Abril de 2022

Síndrome de burnout: serão os jovens millennials os mais afetados? -  TecMundo

Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/230661-sindrome-burnout-jovens-millennials-os-afetados.htm. Acesso em 09/04/2022.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que cursa com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante que demandam muita competitividade ou responsabilidade. Sua principal causa é o excesso de trabalho, comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas.

Essa síndrome pode resultar em estados depressivos profundos e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome são: cansaço excessivo, podendo ser físico e/ou mental, dificuldades de concentração, problemas para dormir, alterações no apetite, negatividade constante, alterações no humor, pressão alta, dores musculares, entre outros.

Os sintomas podem surgir de forma leve, mas se não tratados de maneira correta tendem a piorar com o tempo. Sendo assim, é fundamental buscar apoio profissional na percepção de algum sinal fora da normalidade.

O diagnóstico da Síndrome, é feita por profissionais especialistas após a análise da clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são indicados para identificar o problema e orientar a melhor maneira de tratamento, mediante cada caso. O apoio de amigos próximos e familiares é um bom pilar no início, auxiliando no reconhecimento de alterações comportamentais, as quais podem indicar sinais de alerta.

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito com psicoterapia mas pode envolver medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. Além do tratamento comportamental, é imprescindível mudanças nas condições de trabalho, principalmente nos hábitos que causam a piora da doença. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento também são indicados para aliviar o estresse e ajudar no controle da doença.

Sendo assim, a melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégias que diminuam a exposição ao estresse e pressão no trabalho, mantendo sempre um equilíbrio entre trabalho, lazer, família e atividades físicas.

REFERÊNCIAS

  1. AREIAS, Maria Elenice Quelho. Qualidade de Vida, Estresse no Trabalho e Síndrome de Burnout. Disponível em: file:///D:/Downloads/Qualidade%20de%20Vida,%20Estresse%20no%20Trabalho.pdf. Acesso em: 08 abr. 2022.
  2. SAÚDE, Ministério da. Síndrome de Burnout. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho. Acesso em: 08 abr. 2022.

admin_cms

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Anuncie
Seja um parceiro do Nanocell News. Saiba como aqui.

Inscrição Newsletter

Deseja receber notícias de divulgação científica em seu e-mail?

Aqui você irá encontrar as últimas novidades da ciência com linguagem para o público leigo. É a divulgação científica para os brasileiros! O cadastro é gratuito!

Alô, Escolas!

Alô, Escolas! é um espaço destinado ao diálogo com as escolas, públicas e privadas, seus professores e alunos de todas as áreas (humanas, exatas ou ciências) do ensino médio e superior. A seção Desperte o cientista em você traz notícias, dicas de atividades e experimentos para uso em sala. Aqui você encontra também informações sobre a coleção de livros publicados pelo NANOCELL NEWS sobre ciências e saúde, e sobre o Programa Instituto Nanocell de Apoio à Educação.

Edições Anteriores

css.php