web analytics

Lara Vento Moreira Lima¹, Samantha Sthephanie², Suzana Guimarães Celidonio², Fabrícia Ramos Rezende³

¹ Acadêmica de medicina da UNIEVANGÉLICA – Anápolis – GO, Brasil

² Acadêmicas do curso de medicina do Centro Universitário de Mineiros – Campus Trindade

³ Fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela UFG e docente da UNIFIMES em Trindade-GO, Brasil

Edição Vol. 9, N. 5, 11 de Maio de 2022

Fonte: AFP/Arquivos

As doenças reumáticas (DR), popularmente conhecidas como reumatismo, são todas as doenças que acometem o sistema locomotor, como as articulações (“juntas”), músculos, ossos, ligamentos, tendões e cartilagens. No entanto, essas doenças podem afetar outros órgãos e funções importantes, como o coração, a visão, intestino, rins e até a pele, como na esclerodermia. Os exemplos mais comuns de DR são osteoartrite, também chamada de artrose, tendinites, gota, febre reumática, artrite reumatoide e bursites (1).

São diversos os fatores que podem causar doenças reumáticas. Fatores genéticos, infecciosos ou mesmo imunes são considerados principais no surgimento da doença. No entanto, outras condições como obesidade, sedentarismo, estresse, depressão e traumatismos também estão relacionados no agravamento da doença (1, 2).

Sinais como dificuldade para se locomover ou rigidez nas articulações ao se levantar, além de dor, calor ou edemas nas articulações, redução da flexibilidade da coluna vertebral nos afazeres cotidianos, ou limitação para pentear os cabelos e dificuldade de escovar os dentes são alguns dos indicativos de doenças reumáticas (1, 2).

A prática de exercícios físicos para pacientes com doenças reumáticas – como artrite reumatoide – é de extrema importância, haja visto que promove melhoras em sua condição. Alguns estudos mostram que muitas pessoas com artrite podem participar seguramente de programas de exercício regulares, procurando alcançar uma melhor condição aeróbica, aumento da força muscular, da resistência e flexibilidade, facilitando tarefas do dia a dia, como caminhar, cuidar dos afazeres domésticos e outros (3, 4).

No entanto, muitos pacientes relatam sentirem medo de praticarem exercícios por causa da dor que podem sentir, o que pode ser desmistificado com uma boa orientação do médico ou do fisioterapeuta que irá atendê-lo. Geralmente são orientados exercícios aeróbicos, exercícios de condicionamento muscular, pois aumentam e reforçam os músculos, o que alivia a pressão sobre as articulações e, principalmente, alongamentos. Pacientes com doenças reumáticas precisam de orientação e auxílio de uma equipe multiprofissional para que tenha um bom resultado em seus tratamentos (3, 4).

Por fim, os exercícios físicos são fundamentais para o tratamento das doenças reumáticas, aumentando a qualidade de vida desses pacientes. Além disso, o diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para diminuir lesões nas articulações, mantendo a função articular e promovendo uma qualidade de vida plena (3, 4).

REFERÊNCIAS:

  1. Cartilha Doenças Reumáticas – doenças que podem atingir todas as idades. Brasília. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/doencas_reumaticas.pdf> Acesso em: 07 de Maio de 2022.
  2. 14 sinais de alerta para doenças reumáticas. Sociedade Catarinense de Reumatologia, 15 de Fevereiro de 2019. Disponível em: <https://screumatologia.com.br/14-sinais-de-alerta-para-as-doencas-reumaticas/#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20reum%C3%A1ticas%20compreendem%20as,da%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde.>. Acesso em: 07 de Maio de 2022.
  3. Exercícios físicos podem aliviar a dor de pessoas com artrite reumatoide. Pfizer. 17 de Junho de 2019 Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/exercicios-fisicos-podem-aliviar-dor-de-pessoas-com-artrite-reumatoide#:~:textOs%20 exerc%C3%ADcios%20f%C3%ADsticos%20s%C3%A3o%20 importantes,os%20 sintomas%20da%20 artrite%20 reumatoide> Acesso em: 07 de Maio de 2022.
  4. Orientações ao paciente e exercícios. Sociedade Brasileira de Reumatologia, São Paulo. Disponível em: <https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/exercicios-e-reumatismo/>. Acesso em: 07 de Maio de 2022.

admin_cms

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Anuncie
Seja um parceiro do Nanocell News. Saiba como aqui.

Inscrição Newsletter

Deseja receber notícias de divulgação científica em seu e-mail?

Aqui você irá encontrar as últimas novidades da ciência com linguagem para o público leigo. É a divulgação científica para os brasileiros! O cadastro é gratuito!

Alô, Escolas!

Alô, Escolas! é um espaço destinado ao diálogo com as escolas, públicas e privadas, seus professores e alunos de todas as áreas (humanas, exatas ou ciências) do ensino médio e superior. A seção Desperte o cientista em você traz notícias, dicas de atividades e experimentos para uso em sala. Aqui você encontra também informações sobre a coleção de livros publicados pelo NANOCELL NEWS sobre ciências e saúde, e sobre o Programa Instituto Nanocell de Apoio à Educação.

Edições Anteriores

css.php